Athos News

Por que o Colégio Athos

Escolher a escola certa para o seu filho envolve uma série de questões a serem analisadas. Nesta perspectiva, e por ocasiãodas matrículas, convidamos os senhores a refletir conosco a respeito da “Escola Ideal”. 

A Escola Ideal seria aquela escola grande e impessoal, uma pequena com bastante atenção individual? Aquela conteudista, que não respeita os limites do aluno agregando em sua proposta de aprendizagem valores que não ensinam para a vida? Aquela onde a disciplina é mais importante do que criatividade? Ou aquela onde as inovações acontecem apenas considerando o nono pelo novo?

  

Para saber se uma escola realmente é ou faz tudo àquilo que promete gente do ramo e, sobretudo os acertos e erros daqueles que viveram as diversas situações, podem ser fonte esclarecedora - não para apontar a “escola ideal”, mas, para ajudar a definir segundo a expectativa daquele que a procura, e saber o que procura é o primeiro passo.
 Não podemos deixar de observar que umas têm regras demais, outras de menos e até aquelas que fazem promessas fantásticas. Em tese, todas garantem estarem voltadas para o desenvolvimento global do aluno e prometem uma formação capaz de prepará-los para enfrentar a diversidade do mundo moderno.

Ótimo! Então, como saber se o discurso é mesmo coerente com o dia-a-dia da escola? Visitar a escola em horário diferente é uma boa oportunidade para se perceber os detalhes. Ouvir pais de alunos e ex-alunos também nos fornece informações confiáveis. O que não se pode, é fugir das dificuldades de analisar a linha pedagógica e optar de forma precipitada, por aquela que faz muitas promessas e dá presente para quem matricular como se educação fosse objeto de barganha.

Sabemos que aos olhos humanos, ninguém muda ninguém, despertamos no homem a interação das relações pessoais e interpessoais: relação do homem com Deus, com ele mesmo e com o próximo; com a natureza e com o universo. É estimulando o indivíduo que ele projeta a direção das mudanças do seu perfil de homem, de profissional, frente às transformações que muitas vezes interferem nos comportamentos.                 

Existem diferentes escolas e diferentes projetos pedagógicos. Aquela que é a certa para o seu filho tem a ver com os valores da sua família e o seu jeito de pensar. 

O que não se pode, é deixar de observar a proposta pedagógica, o jeito de tratar as crianças, os projetos desenvolvidos, o número de crianças por sala de aula, a formação dos professores, à ênfase que é dada ao contato do estudante com a espiritualidade e com o aprendizado de valores que constroem o caráter da criança.

A escola Ideal é aquela que investe no conteúdo acadêmico tanto quanto na formação da pessoa, nas oportunidades de exercitar a cidadania e nos valores capazes de ajudar o seu filho a encontrar seu próprio olhar para a complexidade do mundo, brincando, estudando, convivendo e compreendendo. A escola Ideal é também aquela que privilegia a participação cada vez mais ativa do aluno, que passa a ser, também, agente do seu próprio aprendizado. Enfim, a Escola Ideal é aquela escola em que seu filho possa ser feliz, desenvolver habilidades e adquirir competências. 

Nesta perspectiva, o projeto pedagógico do Colégio Athos, busca ajustar-se há seu tempo e responder as exigências da sociedade na dimensão Cristã de sua prática. 

Entre inúmeros projetos que desenvolvemos, destacamos o projeto “A Construção do Caráter Cristão”, onde com ele assumimos os desafios com uma determinação capaz de contagiar até mesmo o educador mais descrente.

O Colégio Athos oportuniza aos alunos a valorização da vida, da dignidade, da liberdade da individualidade, respeitando os semelhantes sem preconceitos, fundamentando sua proposta pedagógica nos valores cristãos, democráticos, éticos, morais e sociais. 

Buscamos a formação do homem consciente quanto as suas aptidões e atitudes para colocar-se a serviço do bem comum, vivenciando atitudes afetivas, onde o aluno aprende a valorizar o “fazer mais” em lugar de “ter mais”, pois educar na visão do Colégio Athos envolve elementos históricos, políticos-sociais, econômicos, culturais e pedagógicos. 

O nosso compromisso tem a ver com a formação contextualizada, onde a participação ativa do aluno o torna também agente do seu próprio aprendizado. È por isso, e por muito mais que convidamos você para juntos também contarmos a nossa história.

Athos no Facebook

Athos & Meditações

O que dizem sobre nós

Só uma escola com uma excelente estrutura, pode oferecer o melhor para nossos filhos, estrutura essa, tanto em suas instalações, quanto acadêmica e espiritual. Ricardo Luis

"Eu gostei de aprender de forma prática sobre os paralelos e meridianos. Eu gostei de fazer a bola com a minha mãe, usando barbante, cola de isopor e alfinetes".  Ana Cecília - 6º ano A

«
»