Colégio Athos

Proposta

O novo milênio caracteriza-se pelo desenvolvimento rápido da ciência e da tecnologia ao lado do crescimento econômico e industrial que buscam significados para a Educação Básica.

O Colégio Athos, buscando ajustar-se a seu tempo, responde às exigências da sociedade dando uma dimensão cristã à sua prática pedagógica, avaliando as conquistas científicas e tecnológicas na perspectiva do ser humano total.

Filosófica

A educação pode ser considerada como processo pelo qual o ser humano, na condição de educando, toma consciência da vida e nela se insere e se desenvolve. Esse processo abrange, além da área intelectual, as áreas: espiritual, moral, social, física e emocional, buscando o desenvolvimento integral do educando. Assim, a finalidade do Colégio Athos é ministrar educação para alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, fundamentada em uma filosofia “Cristocêntrica”, baseada nos ensinamentos e na pessoa de Jesus Cristo.

Buscamos por meio do ensino e através das metodologias as diversas formas de avaliação, possibilitar uma educação cristã que opere mudanças no comportamento de vida de nosso aluno, religando-o a Deus, pois Jesus Cristo foi mestre por excelência.

Educacional

Valendo-nos de toda a ajuda que os compêndios e as experiências possam oferecer, proporcionamos aos nossos alunos conteúdos que oportunizem a sua formação integral.

Os conteúdos são ordenados sob a observação de critérios, no que tange aos princípios, procedimentos, conceitos, valores, normas, atitudes e os fatos que nortearão, inclusive, o processo avaliativo, respeitando os aspectos afetivos, sociais, regionais, políticos, numa visão holística do homem.

Princípios Norteadores

O Colégio Athos tem por princípio ético-político a lealdade no trato com o semelhante respeitando ao próximo e à consciência individual, de modo a proporcionar uma convivência fraterna e responsável no ambiente escolar e na sociedade.

A prática educativa incentiva as manifestações de solidariedade, defesa da justiça e afirmação da verdade conforme é revelada nas Escrituras Sagradas, promovendo a dignidade da pessoa humana.

Trabalhamos para a formação, em nossos alunos, de uma cidadania responsável que conduza a um engajamento consciente na sociedade, na condição de agentes transformadores da realidade, que saibam pensar de modo crítico e reflexivo e agir construtivamente para o aprimoramento das instituições e das pessoas nela inseridas.

Como Instituição Social, possibilitamos e promovemos o crescimento humano nas relações interpessoais, bem como propiciamos o conhecimento apropriado e elaborado, tendo como referência a realidade humana. Ao aluno proporcionamos a aquisição de uma consciência crítica que amplie a visão de mundo. Tal visão oportunizará melhores condições de leitura interpretativa dos fatos sociais, das relações voltadas ao homem e à natureza.

Proporcionamos também condições para o desenvolvimento global e harmônico dos discentes em seus aspectos biopsicossocial e cultural, respeitando seus interesses e suas necessidades, observando cuidadosamente os quadros sociais de onde procedem.

Nossos alunos deixam de desempenhar o papel de repetidores de informações e passam a interagir com os professores, suas experiências e os seus próprios conhecimentos. Para o Colégio Athos, o conhecimento é visto como um conjunto de verdades que serão desenvolvidas e reconstruídas junto à relação professor/aluno, e posteriormente colocadas em prática junto à comunidade da qual fazem parte. Assim sendo, a educação é um processo contínuo para o desenvolvimento integral e um instrumento gerador de transformações sociais, ela é a base para a aquisição de autonomia, fonte de visão prospectiva, fator de crescimento individual e progresso econômico, político e social. É o elemento de integração e conquista do sentimento e da consciência de cidadania onde a ação educativa do “ensinar a pensar” passe pelo agir e o aprender a aprender.

Athos no Facebook

Athos & Meditações

O que dizem sobre nós

Só uma escola com uma excelente estrutura, pode oferecer o melhor para nossos filhos, estrutura essa, tanto em suas instalações, quanto acadêmica e espiritual. Ricardo Luis